Sardinha brilha em semana gastronómica

Sardinha brilha em semana gastronómica

A sardinha de Setúbal recebe destaque especial nas ementas do concelho, entre 2 e 11 de julho, numa semana gastronómica que inclui um passeio interpretativo, uma atividade para crianças e, no último dia, uma sessão de degustação comentada.

Um total de 58 espaços de restauração do concelho integra a Semana da Sardinha, durante a qual incluem nas ementas receitas em que este peixe da costa de Setúbal é o ingrediente dominante, com propostas arrojadas e criativas.

A Semana da Sardinha é organizada pela Câmara Municipal, no âmbito da marca de promoção da gastronomia local “Setúbal Terra de Peixe”, com os apoios da União das Freguesias de Setúbal, da Docapesca, da Quinta de Catralvos e do Turismo de Portugal.

Um passeio interpretativo, no dia 6, às 10h00, e uma atividade relacionada com sardinhas, dirigida a crianças dos 3 aos 8 anos, a 10, às 10h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, integram a programação da semana gastronómica.

A iniciativa culmina no dia 11, às 11h00, no Mercado do Rio Azul, com uma degustação comentada pelo chef Mauro Loureiro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

As atividades, de participação gratuita, embora com lotação limitada devido às regras sanitárias, têm inscrições a decorrer até ao dia 8 pelo endereço eletrónico gape@mun-setubal.pt.

Com a Semana da Sardinha, o município de Setúbal pretende dinamizar a economia local e apostar na promoção dos produtos da região, aliando o turismo à gastronomia.