Setúbal celebra a Semana da Cavala

Setúbal celebra a Semana da Cavala

 

Entre 1 e 10 de outubro, realiza-se, em Setúbal, a Semana da Cavala. A iniciativa conta com a participação de 33 restaurantes e inclui, na sua programação, duas degustações comentadas, e uma visita guiada.

A primeira degustação, no dia 1 de outubro, está incluída nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, e contará com as propostas da chef Cristina Sá Marques, harmonizadas com os vinhos da Adega Camolas. A segunda proposta irá realizar-se no dia 10 de outubro, e será dirigida pelo chef Mauro Loureiro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

A visita guiada será realizada no dia 9 de outubro e, sob o lema “A Cavala nas Conservas”, visitaremos o Museu do Trabalho Michel Giacometti, onde se falará sobre a espécie e a importância que teve na indústria conserveira de Setúbal.

As atividades, de participação gratuita, embora com lotação limitada, têm inscrições a decorrer até ao dia 1 de outubro pelo endereço eletrónico gape@mun-setubal.pt.
Com a Semana da Cavala, a marca municipal “Setúbal Terra de Peixe”, pretende valorizar um peixe que é pescado em abundância na nossa região, e que possui qualidades nutritivas importantes, uma vez que é muito rico em ómega-3. A Semana destaca ainda que a espécie pode ser transformada facilmente em pratos muito apetitosos e simples de confecionar.
O Município pretende, assim, dinamizar a gastronomia e restauração locais, e apostar na promoção dos produtos da região, aliando o turismo à gastronomia.

Mais informações em: https://www.mun-setubal.pt/cavala-celebrada-em-semana-de…/